sábado, 30 de abril de 2011

Vitória cheia de emoções


O Sporting venceu o Portimonense por 2-1 e subiu (provisoriamente) ao terceiro lugar, com um ponto de avanço sobre o Sp. Braga, que entra em campo este domingo, com a União de Leiria. Por incrível que pareça, foi a primeira vez que vencemos dois jogos seguidos em casa para o campeonato, numa partida à qual assistiram 31 313 espetadores, a maior assistência em jogos da Liga no recinto leonino, a seguir aos encontros com Benfica e FC Porto. O Sporting fez uma excelente primeira parte. Logo aos 7 minutos, Postiga atirou ao poste, mas o lance foi invalidado por fora-de-jogo bem assinalado. Ao quarto-de-hora, Matías Fernández teve nos pés uma boa oportunidade, mas Ventura defendeu. Era o prenúncio do golo: Matías descobriu Postiga na área e o ponta-de-lança cabeceou para o fundo da baliza de Ventura. Esses dois lances ilustravam a nossa superioridade com um futebol rápido, de tabelinhas constantes. Matías Fernández e Yannick eram os elementos em maior destaque, principalmente o chileno, que hoje em dia é o grande patrão da nossa equipa, jogando e fazendo jogar. O Portimonense não estava em Alvalade apenas para defender. Rui Patrício fez uma grande defesa a remate de Calvin Kadi, aos 33 minutos. E logo a seguir, Lito apareceu completamente sozinho, depois de uma das habituais distrações de Evaldo. Yannick aparecia em boas iniciativas individuais e num desses lances realizou um bom remate, que passou pouco por cima da barra. E o camisola 20 desperdiçou ainda a mais soberana oportunidade da primeira parte: rodou bem, mas chutou torto. Na jogada mais bela da primeira parte, João Pereira fez o 2-0. Izmailov recuperou a bola, Matías progrediu no terreno em grande velocidade e encontrou Yannick, que assistiu o defesa-direito de forma esplendorosa. 
Na segunda parte, o Portimonense apareceu mais atrevido e esteve perto do golo depois de uma hesitação entre Rui Patrício e Daniel Carriço. Ivanildo ficou com a baliza à mercê, mas o chapéu saiu às malhas laterais. Pouco depois, Pires esteve mesmo muito perto do golo, depois de bela iniciativa individual. O Sporting não estava tão bem como no primeiro tempo, mas não deixou de ter alguns bons momentos. Mas de repente, começaram a surgir contrariedades umas atrás das outras, confirmando que esta época não há jogos tranquilos para os leões. A primeira foi a substituição de Yannick por Valdés aos 63 minutos. A história repete-se: sempre que está num bom momento, o camisola 20 lesiona-se... E na primeira vez em que o chileno tocou na bola, realizou uma obra-prima, mas o seu remate acertou na barra. A segunda contrariedade foi mais uma lesão e logo de um dos melhores em campo, Matías Fernández, que foi substituído por Vukcevic. O terceiro obstáculo foi o golo de Pires, que beneficiou de um toque na bola com a mão. Entretanto, Valdés "entretinha-se" em remates que passavam a centímetros da baliza de Ventura. E quando o 3-1 parecia perto, André Santos viu (justamente) o segundo amarelo, depois de um puxão a meio-campo. Mas não era tudo! Aos 84 minutos, João Pereira sofre falta, o árbitro não marca e o lateral explode. "Vai para o c...", gritou para o árbitro, como se percebe claramente pelas imagens televisivas. Duarte Gomes expulsa-o. A expulsão de João Pereira teve no entanto uma vantagem para os leões: os oito jogadores de campo uniram-se e Alvalade transformou-se num vulcão em apoio à equipa, como ainda não se tinha visto esta época. E a verdade é que o Portimonense não criou mais oportunidades de golo até ao final...
+ Positivo
Izmailov - Um ano depois o nosso russo voltou a ser titular em Alvalade. Uma primeira parte de qualidade deixou claro que o Sporting já tem um reforço seguro para a próxima temporada. Ainda não está na sua melhor forma, o que é natural, mas já deu para ver que é uma mais-valia para esta equipa, com qualidade de passe, pressão sobre a bola e improvisação de linhas de passe. Na primeira vez que tocou na bola, esteve perto de marcar, depois encheu o campo, aparecendo à direita, ao centro e à esquerda em constantes movimentações.
Matías Fernandéz - Este Matías já tem pouco a ver com aquele que começou a temporada. Está mais solto, mais confiante, a assumir a batuta de uma equipa que andou demasiado tempo sem maestro.
João  Pereira - Um regresso em grande à equipa depois da lesão que sofreu na selecção em finais de Março, mas vai voltar a parar depois do cartão vermelho que viu esta noite no final do jogo. Até ao jogo tornar-se um pesadelo, o lateral foi um dos melhores em campo, com constantes subidas pelo flanco, combinando bem com Izmailov, para entrar muitas vezes na área para cruzamentos tensos. A expulsão tira-lhe pontos neste jogo...
- Negativo
Evaldo - Muito fraco, era constantemente ultrapassado pelos seus opositores.
Duarte Gomes - Num jogo que parecia tranquilo, na 2ª parte tornou-e um vulcão de emoções muito á conta deste senhor.

Sem comentários: