quarta-feira, 16 de março de 2011

Caixinha de Memórias

Mário Alberto Freire Moniz Pereira nasceu a 11 de Fevereiro de 1921, em Lisboa.
O grande responsável pelo seu interesse pelo desporto foi José Salazar Carreira (atleta, técnico, dirigente e Presidente do Sporting Clube de Portugal) com quem, desde cedo, privou e que lhe emprestava livros e jornais da época, principalmente o L’Equipe, de Paris. De forma natural, decidiu tirar a licenciatura em Educação Física no Instituto Nacional de Educação Física de Lisboa, actualmente Faculdade de Motricidade Humana.
Quando terminou os estudos em 1945 foi convidado de imediato para integrar, como treinador de atletismo, o Sporting Clube de Portugal. Como atleta, foi praticante de andebol, basquetebol, futebol, hóquei em patins, ténis de mesa, voleibol e atletismo. Um homem verdadeiramente apaixonado pelo ‘desporto’.
No atletismo sagrou-se campeão universitário de Portugal de triplo salto, tendo ganho (anos mais tarde) a medalha de bronze na prova de salto em comprimento e triplo salto, no Campeonato do Mundo de Veteranos em 1977 (Gotemburgo) e também no triplo salto no Campeonato da Europa de 1982, em Estrasburgo. No voleibol foi campeão nacional pelos ‘leões’ enquanto jogador, capitão e treinador em 1954 e 1956. Chegou a ser preparador físico da equipa de futebol, em 1970 e 1971, sob o comando técnico de Fernando Vaz: conquistou nessas épocas um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal.

Esteve presente como técnico, jornalista e seleccionador em:
12 Jogos Olímpicos
5 Campeonatos do Mundo
13 Campeonatos da Europa
15 Taças da Europa
22 Campeonatos do Mundo de Corta-Mato
18 Taças dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato
Percebe-se assim que Moniz Pereira seja unanimemente reconhecido como o ‘Sr. Atletismo’: é Sócio Honorário da Associação Internacional de Treinadores de Atletismo e, em 2001 recebeu o Emblema de Ouro da Associação Europeia de Atletismo, a mais alta condecoração individual na modalidade. A renovada pista de atletismo do antigo Estádio José Alvalade recebeu o seu nome, em homenagem ao homem que mais contribuiu para o desenvolvimento do atletismo leonino.
Sócio nº2 do Clube do ‘seu coração’ (com data de filiação a 23 de Janeiro de 1922), fez parte da Comissão de Honra do 1º Centenário do Sporting Clube de Portugal. Actualmente, Mário Moniz é vice-presidente do Conselho Directivo para as modalidades. É uma honra te-lo como sportinguista!

Sem comentários: