quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O sobrevivente


Ao longo de quase uma década vimos passar muitos dos melhores jogadores da história do nosso clube e do mundo. Tivemos heróis e mártires, adorados e odiados.... Mas na história há sempre os outsiders que sendo discretos conseguem perdurar ao longo dos tempos, sem se ter uma verdadeira opinião formulada sobre eles. E é esse o caso de Anderson Corrêa Polga. Nunca foi um jogador vistoso... prima por ser discreto positivamente mas acaba por aparecer por razões mais negativas. Tempos houve em que foi indiscutível e que se teve de arranjar um par á sua altura; hoje é ao contrário... procuramos o central perfeito para o substituir. Será o eterno Rodriguez? Será de vez Carriço? Será que vem o Torsi? Ou será o novo Xandão?... O certo é que Polga tem resistido a tudo desde á 9 anos e actualmente é o par de Onyewu. 
A carreira do campeão mundial de 2002 em Portugal é feita de altos e baixos, erros e mais erros e quase nenhuns golos, porém é devido dizer que sempre foi profissional! Mas a sobrevivência quase de uma década de Polga deve na minha opinião acabar. Já com 32 anos, em final de contrato, dificilmente ganhamos uns trocos com ele, e por isso está na hora de Polga dizer adeus e quiçá voltar a terras de Vera Cruz. A perdida de bola de ontem que deu o 2º golo no Nacional, foi para mim como que uma gota de água interior. Pensei "Basta! Rua Polga, metam  Xandão, ou o Carriço se for preciso!". Polga e Evaldo são actualmente os elos mais fracos do plantel, e com a saída do primeiro perderíamos os seus continuados erros, o seu elevado salário, e a sua "elevada" idade. É o melhor para todos...

3 comentários:

Alcinov disse...

Boas amigo;

Tenho sido um defensor do Sr. Polga. Sim, "Senhor", porque é o que este homem é literalmente dentro do futebol do Sporting.

Depois da quantidade de críticas de que já foi alvo, ao longo de todos estes anos, nunca baixou os braços, nunca se queixou, trabalhou sempre nos limites, deu muito ao meu Sporting. E foi muito mais o que deu de bom, do que os erros que cometeu. E tem sido de extrema utilidade esta época, com tantas lesões e convulsões na defesa leonina.

Merece sair pela porta grande, mas acho que apenas no final da época.

Concordo que deva neste momento passar o testemunho a outro e ficar como 2ª escolha até ao final da presente época.

Bom Post, com um crítica construtiva. Parabéns!

SL

CR4 disse...

Já há algum tempo que se esgotou a minha paciência com o Polga. Nada a dizer dele enquanto homem e profissional do Sporting durante todos estes anos em que vestiu a nossa camisola, mas os erros que acumulou são já muitos e parece que a sua longa experiência não é suficiente para os atenuar, mas pelo contrário os tem aumentado...É que erros como o do último jogo acontecem exclusivamente por excesso de confiança, coisa que é desculpável num jovem jogador, mas não num profissional experiente que deve ter a perfeita noção das suas capacidades e limitações. Pelos anos de dedicação ao clube, devemos-lhe uma saída pela porta grande no final da época, mas espero sinceramente que não seja titular até lá...

Héber disse...

Obrigado amigo Alcinov.
Disse o que penso no post. Tempos houve que Polga era um dos meus favoritos, mas á muito que a sua qualidade se vem perdendo; por isso o melhor é dar oportunidade ao Xandão/Rodriguez/Carriço.

SL