domingo, 15 de janeiro de 2012

Derrota "reabre o fosso"

SC Braga - Sporting (2-1)
Ontem fomos a Braga perder por 2-1 no jogo de encerramento da última jornada da primeira volta. Este resultado deixa a descoberto as fundações para a existência de mais um fosso pelo 3º ano consecutivo.
O Sporting de Braga entrou melhor no jogo e logo aos dois minutos quase inaugurava o marcador. Lima fez de central e salvou a nossa baliza, depois de um remate de primeira de Hugo Viana. Impulsionados pela inspiração de Alan, os arsenalistas desequilibravam o jogo a seu favor e, aos 14 minutos, Mossoró, após uma abertura de Hugo Viana, rematava cruzado para uma grande defesa de Rui Patrício.
No banco Domingos apoquentava-se e mandava aquecer Carriço e Pereirinha. Não que a circunstância tenha nada a ver, mas o que é certo é que fomos ganhando peso no encontro e aos 19 minutos era a vez de Quim aquecer as luvas. O guardião bracarense assinava defesa apertada, apesar do estorvo de Evaldo, após livre marcado por Matías Fernández.
Dois minutos depois era Insúa quem incomodava Quim, com um cabeceamento de cima para baixo, a que o guarda-redes arsenalista respondia à altura. A seguir era Leandro Salino a salvar as redes minhotas, afastando Matías Fernandez do objetivo do golo, na sequência de uma perda de bola de Hélder Barbosa. Mas a equipa de Leonardo Jardim não adormecera e Hugo Viana despertava as bancadas arsenalistas com uma bomba, aos 30 minutos de jogo, na cobrança de um livre, que não saiu muito longe das redes de Rui Patrício.
No arranque do segundo tempo, o Sporting começou mais empenhado e aos 48 minutos, Matías Fernandez, após um grande passe de João Pereira, levava a melhor sobre Quim, mas atirava ao poste. Uma grande jogada do chileno que não teve a melhor sorte.
Todavia seria o Sp. Braga a marcar com Hélder Barbosa a aproveitar uma falha da defesa do Sporting, aos 52 minutos. Lima cruzou rasteiro, depois de ter ganho na linha de fundo, e Hélder Barbosa teve tempo para tudo perante João Pereira e Onyew que ficaram simplesmente a ver jogar. Carrillo entrou e equilibrou o jogo com muitas jogadas na sua ala. Contudo eram os arsenalistas quem continuava mais perigosos e Hugo Viana quase fez o 2-0, com um remate muito forte, na zona central do terreno, que Rui Patrício defendeu para canto. Aos 64 minutos, Lima ampliava mesmo a vantagem para os da casa, aproveitando uma aselhice de Alberto Rodríguez. O mesmo, que foi muito assobiado pelos adeptos da sua anterior equipa ao longo de todo o jogo, perdeu a bola para Custódio que lançou Mossoró e este viu na velocidade de Lima o homem certo para a ocasião. E assim foi, com o avançado brasileiro a levar a melhor sobre João Pereira.
O nosso golo sairia dos pés de Carrillo que soube aproveitar perfeitamente o falhanço de Quim. O guarda-redes não conseguiu afastar a bola, no seguimento de um canto, atirando-a com o punho para o pior local. Depois, mesmo em cima do minuto 90, Rui Patrício agarrava a bola com a mão, após um atraso de Evaldo. A distração amadora originava um livre indireto muito perigoso mas foi o próprio Marrazes quem evitou derrota mais pesada.
+ Positivo
Matías Fernández - De longe o jogador do Sporting com melhor rendimento em Braga. Interventivo, capaz de inventar espaço onde só pernas existiam, muito rematador. El Crá é tímido, parece muitas vezes distante mas ele aparece e resultado disso foi três pontapés perigosíssimos, um ao poste. Tudo o que de bom fez o Sporting saiu da criatividade do chileno. 
Diego Capel - Capel apresentou-se em rotações á frente dos colegas, e por isso mesmo jogadas prometedores perdiam-se saidas dos seus pés. Dá a impressão que não compreendem o Dieguito... Valeu pelo esforço!
Carrillo - Entrou bem no jogo. Fez o que quis de Elderson e deu o mote para a recuperação do resultado. Pena que os colegas não tiveram como exemplo...
- Negativo 
Sporting - A equipa no geral esteve muito mal. Lá atrás, Rodriguez pode-se juntar ao clube do Polga; João Pereira cometeu erros e mais erros, até a atacar; Evaldo é a nulidade que já se conhece; Insúa fez a sua pior exibição desde que está no Sporting; Elias e Schaars pareceram sombras do que realmente são; Ribas mostrou bons pormenores mas nota-se falta de entrosamento com os restantes. Por fim critico também Domingos que também teve as suas culpas no resultado ao colocar Evaldo, preterir Renato Neto e teimar a recusar jogar com dois avançados. O campeonato já foi, por isso resta-nos a habitual luta pelo 3º lugar...

Sem comentários: