quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Caixinha de Memórias

Hector Yazalde nasceu, em Buenos Aires (Argentina), a 29 de Maio de 1946.
Foi um verdadeiro prodígio que passou pelo futebol português entre 1971 e 1975. Yazalde tornou-se, com base em qualidades fantásticas para a função de ponta-de-lança, um dos maiores fenómenos da história do futebol em Portugal. Era um goleador nato, com todas as qualidades bem potenciadas, sobretudo aquelas que lhe permitiam ser mortífero perto da baliza: simplesmente portentosa a forma como explodia, se antecipava às defesas, ganhava posição e se tornava letal, normalmente a um toque fosse com os pés ou de cabeça.
Quando chegou a Alvalade era já um jogador prestigiado na Argentina e com uma popularidade indiscutível. Não se impôs automaticamente, razão pela qual viveu tempos difíceis, alvo de vários boatos. No fim, tudo se esclareceu: marcou 126 golos em 131 jogos oficiais, com um 'score' espantoso para o Campeonato Nacional (104 golos em igual números de encontros). 
A época de 1973-1974 será para sempre recordada: Yazalde marcou a exorbitância de 46 golos (recorde absoluto do Campeonato Nacional) e ganhou a Bota de Ouro Europeia, prémio para o melhor marcador de golos a nível europeu. 'Chirola', alcunha que tinha desde a infância, bateu o recorde de golos do húngaro Skoblar: como prémio recebeu um carro Toyota, que vendeu e dividiu o dinheiro com os seus companheiros de equipa, como forma sincera de agradecimento.
Representou a selecção alviceleste - onde apontou dois golos - no Mundial de 1974 realizado na Alemanha Federal. Em 1974-1975, marcou 30 golos no Campeonato Nacional em 26 participações.
Os golos fizeram dele um dos jogadores mais pretendidos na Europa e, em 1975, Yazalde assinou um contrato milionário com o Marselha, de França. Regressou depois à Argentina, em 1977, onde ainda jogou no Newell's Old Boys e Huracán.
Faleceu a 18 de Junho de 1997, com 51 anos, vítima de uma hemorragia e paragem cardíaca.
Curriculum:   Nome: Hector Casimiro Yazalde
   Local de Nascimento: Buenos Aires, Argentina
   Data de Nascimento: 29 de Maio de 1946
   Início de Carreira no Sporting: 1971
   Internacionalizações: 25

   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
           1 Campeonato Nacional
           1 Taça de Portugal

Sem comentários: