quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Estranho Caso de Luís Aguiar


Começa a ganhar contornos de novela a passagem de Luís Aguiar pelo Sporting. Diz o povo que o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita e o facto é que tudo começou torto com a notícia que Luís Aguiar teria de ser operado a uma pubalgia praticamente ainda sem ter treinado pelo Sporting. Se isso causava estranheza dada a quantidade de exames médicos a que um profissional de futebol é sujeito antes de assinar por qualquer clube, ainda mais estranheza causou quando após recuperado da cirurgia e tendo até alinhado no jogo de apresentação aos sócios Luís Aguiar volta a parar por lesão.

Passaram-se quase dois meses, e voltamos a ser surpreendidos com a notícia da suspensão de contrato deste jogador até ao final da época, com o mesmo a regressar ao Uruguai, supostamente devido a problemas pessoais, relacionados com gravidez da esposa. Eu até defendo que apesar de lhes pagarem quantidades astronómicas de dinheiro, os clubes devem ser compreensivos para com os seus atletas, pois é de pessoas como outras quaisquer que estamos a falar. No entanto, a maioria dos comuns mortais como nós que mesmo no fim duma vida de trabalho não vão ganhar o que futebolistas ganham em meia dúzia de anos, temos que ir trabalhar com os nossos problemas pessoais, pois suspensões de contrato só as temos a título definitivo.

Não contente com a compreensão que o clube demonstrou, o sr. Luís Aguiar ainda vem dizer para a comunicação social que foi operado do lado errado, o que foi prontamente desmentido pelo sr. Eduardo Barroso, pois foi-lhe proposto que fosse operado a ambos os lados o que este recusou.
Já era de esperar que numa altura em que contamos com 6 vitórias consecutivas não tardasse a surgir uma qualquer notícia com o intuito de desestabilizar. O que continua a pasmar é que essa desestabilização surja de um jogador do clube, e ainda por cima de alguém que ainda nada deu ao Sporting, apenas recebeu.

Com todos estes episódios, a dúvida paira na cabeça dos Sportinguistas. Afinal o que veio Luís Aguiar (Luisinho para os amigos) fazer para o Sporting? Não há explicação, pois todos vemos que mesmo estando apto pouco mais faria do que aquecer o banco, e se todos o vemos, ele próprio também o saberá. Acredito que a explicação para este caso seja por aí.

Ora vejamos, na época passada o Luisinho forçou a saída do Braga para regressar ao Uruguai, e consta que foi feliz no Peñarol sendo finalista derrotado da Libertadores. No lugar de Domingos, penso que não quereria voltar a trabalhar com um jogador capaz de abandonar o barco a meio da viagem, a não ser que as suas razões fossem bastante válidas. Suponhamos que a razão foi a possibilidade de jogar num grande (do Uruguai) e lutar por títulos, ficando mais próximo de uma possível chamada à selecção que disputaria a Copa América no fim da época (lembre-se que em Janeiro deste ano, o campeonato para o Braga estava perdido, e ninguém imaginava que fosse capaz de chegar a uma final europeia). Terminada a época, se queria voltar ao Uruguai bastava ao Luisinho rescindir com o Dinamo Mosocovo, e assinar pelo Peñarol, mas pelo caminho surge o convite do Sporting, com tudo o que isso poderia trazer à sua carreira. O Luisinho não se fez rogado e lá aceitou, mas não devia contar que a concorrência para a sua posição fosse tão forte, sendo provavelmente a entrada de Elias a gota de água. Prevendo a inevitável condição de suplente quando recuperasse, aí temos o Luisinho a querer novamente abandonar o barco e voltar ao Uruguai.

Não quero ser má língua mas por mim o Luisinho pode ir com bilhete só de ida, pois de jogadores ingratos e meninos mimados já tivemos a nossa conta. Numa altura em que temos o Izmailov parado por lesão até final do ano, e Elias sem poder jogar na Liga Europa, o Luís Aguiar ainda nos podia dar uma ajuda, portanto se não está cá agora então escusava de voltar para o ano, quando temos jogadores emprestados (com Renato Neto e Adrien Silva à cabeça) à espera de regressar que podem ajudar tanto ou mais que ele.

CR

1 comentário:

João Pereira disse...

Procuramos um colaborador para o Império no âmbito de publicar noticias e participar no funcionamento do blog. Se se acham capazes adicionem o email imperiofutebolistico@hotmail.com e falaremos melhor. Estamos á tua espera!