terça-feira, 4 de outubro de 2011

JuveLeo, há necessidade disto?


Já no passado critiquei a forma como a claque sportinguista Juve Leo se relaciona e interfere com o clube que apoia. Nunca é demais lembrar que é a mais antiga organização de apoio clubistico em Portugal, fundada em 1976, e, confesso, é a minha favorita. Mas apesar de tudo, a Juventude Leonina não deve enveredar por caminhos errados.
No dia de jogo com a Lazio de Roma, agentes da autoridade fizeram uma busca á sede da claque. Dessas buscas resultaram 9 detidos (integrantes da claque), detenção de vários quilos de drogas, dinheiro e material pirotécnico. Um desses detidos tem ainda em cima a acusação de ter pegado fogo á sede da claque dos lampiões "No Name Gays". Ora, sei que discussões sobre para que servem claques dão sempre pano para mangas, mas nada poderá depor contra este facto: Uma claque serve para apoiar! Segundo o dicionário online Priberam claque é: Grupo de indivíduos encarregados de aplaudirem/acompanharem uma equipa, uma peça, um actor, um artista de circo, etc... Então porquê a necessidade de andar com drogas e merdas desse género? São uma organização clubistica ou criminosa? Quem não consegue ir a um estádio sem andar á batatada ou sem snifar droga, devia ser interdito. É obvio que não será só a Juve nestas andanças... os NNGays são a prova. Mas não nos façamos iguais a eles... Não tragamos o que fazemos na vida privada, para manchar o bom nome da Juve Leo e do Sporting...
Com este texto quero alertar membros de claques leoninas para não se transviarem da função das mesmas. Não vou colar a inocentes o rótulo de criminosos porque sei que á muita gente boa na Juve. Já estive no meio da Juve durante um jogo e sei que os noventa minutos que passei ao seu lado a cantar foram esplêndidos.
As claques são as vozes e os estandartes dos adeptos. Gritem, apoiem, cantem, bracejem e mandem á merda os arbitros e os lampiões.... pelo SPORTING

2 comentários:

leao revisor disse...

Existe apenas um pormenor que tem que ser corrigido a meu ver:
-Nenhuma busca às instalações da Juve em Alvalade resultou na apreensão de qualquer tipo de droga. A que foi encontrada estava isso sim na casa de uma pessoa. Algo que foi dito pela policia mas que os jornais não disseram e que causa este tipo de más interpretações!
Os restantes 8 elementos foram presos por agressões a agentes de autoridade no ultimo jogo SCP vs SLB. Algo único na historia das claques portugueses e algo que me revolta extremamente!
Porque é algo "comum" em jogos grandes e nunca aconteceu 8 detenções passados 8 meses, ou seja somos novamente caso único! E para alem do mais, disseram na altura dos factos que iriam abrir um inquérito às forças policiais sobre o uso de força excessiva... até hoje não vi um policia suspenso... alias não vi sequer o relatório desse inquérito!

A única diferença nisto tudo é que foi a 1º vez que a PSP teve que fugir aos olhos de portugal inteiro de uma multidão em fúria... e isso está a ser pago com estas detenções!

SL

Anónimo disse...

Boas,

Importa também frisar que a situação de violência foi gerada sobretudo pela intervenção, eu não diria excessiva, mas sim animalesca ou tresloucada de alguns elementos supostamente treinados para "acalmar os animos" neste tipo de situações.
O que quero dizer é que não foram poucas as pessoas que se viram forçadas a recorrer a auto defesa em deterimento do atentado à sua integridade fisica por parte destes "senhores".

Cumps