segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Vitória faz-nos subir na tabela

O Sporting venceu por 3-2 em casa do Rio Ave, num jogo muito emocionante, com constantes cambalhotas no marcador. Um resultado que permitiu-nos reduzir a desvantagem em relação aos tripeiros para 5 pontos. Não podiamos desejar melhor começo de jogo: 0-1 aos 2 minutos (grande remate de Schaars após canto de Elias), 0-2 aos 3' por Van Wolfswinkel, depois de assistência de Capel. E o começo do Rio Ave não poderia ser pior: a juntar aos dois golos sofridos, aos 6', o seu melhor jogador, João Tomás, saiu lesionado. Sorte a nossa ;)
Assim, à semelhança do que sucedera frente ao Zurique, o Sporting parecia ter condições para um jogo tranquilo. E os nossos jogadores continuaram em bom estilo até meio da primeira parte, com futebol a toda a largura do terreno e quatro elementos em grande destaque: Elias, Capel, Schaars e Van Wolfswinkel. Sobre este último, destaque-se o facto de estar a marcar há três jogos consecutivas, sempre com golos "à ponta de lança", com toques simples a desviar a bola para a baliza. Mas a partir dos 25' o Rio Ave começou a aparecer em jogo. 
A equipa da casa não marcou na primeira parte, mas aos 62' já estava empatada, com golos de Atsu e Yazalde. No primeiro golo, aproveitou o erro de posicionamento infantil dos nossos centrais e de uma má cobertura de Rui Patrício ao seu primeiro poste. No segundo, beneficiou mais uma vez do total adormecimento dos defesas visitantes. Verdadeiramente incrível a forma como o Sporting desperdiçava a vantagem que tinha ganho!!
No entanto, este Sporting parece ter algo novo em relação à época passada: não se vai facilmente abaixo, apesar dos muitos erros que comete. Na época passada, o Rio Ave ainda teria possivelmente ganho... Mas desta vez, os nossos leões reagiram e foram à procura da vitória. E foi o gigante Onyewu a fazer o 3-2, aos 74', aproveitando os seus 1,96 metros de altura, a cabecear a vitória.
Logo a seguir ao 2-3, Jean Sony viu (bem) o segundo amarelo, depois de grosseira simulação de falta. Então assumimos definitivamente as rédeas e poderiamos ter ampliado a vantagem. Sempre com Capel em grande na esquerda, com cruzamentos venenosos. E com Van Wolfswinkel com movimentações muito interessantes, mostrando que os 5,4 milhões de euros gastos na sua contratação terão sido bem empregues. Mas o nosso melhor jogador foi Rinaudo. Como habitualmente, quando os jogos se vão aproximando do final, mais se nota a capacidade física e o pulmão deste médio. Não se pense no entanto que o jogo foi um passeio para o Sporting até ao final. Tiago Pinto estivere muito perto do 3-3. Valeu Rui Patrício a fazer a defesa da noite.
Foi a terceira vitória do Sporting, que agora regressa a Alvalade para enfrentar o Vitória de Setúbal, no sábado. Reduzimos a desvantagem e subimos ao 6º posto.
+ Positivo
Diego Capel - Sempre em alta rotação na esquerda, fez 3 assistências para 3 golos. Que mais  há a dizer?
Rinaudo - El Fito esteve como tem estado ultimamente. Sempre grande intensidade, cortes oportunos e passes primorosos.
Onyewu - Para além de ter cumprido bem na defesa, Oguchi fez valer os seus 1,96 metros para nos dar a vitória. 
Schaars  - Marcou um belo golo e viu-se neste jogo que funciona muito bem com Elias a seu lado. Até aos 60 minutos esteve bem, dinâmico e fortíssimo no passe. Mete a bola onde quer, gosta de tabelar com os colegas e, quando estiver completamente bem, será ele a impor o ritmo da equipa com Rinaudo nas costas.
- Negativo
Rui Patricío - É inadmissível a forma como sofre o golo de Christian Atsu. Depois das confusões com os livres indirectos, Patricio pareceu nervoso e precipitado. Trabalho de casa para Domingos...
João Pereira - Apesar de ter estado bem a atacar, João não se pode esquecer que posição desempenha em campo. Foram pelo seu flanco que nasceram os golos vila condenses.

Sem comentários: