sábado, 10 de setembro de 2011

Vitória dura, mas merecida!

Paços de Ferreira vs Sporting (Lusa)

Sporting esteve a perder 0-2 em Paços de Ferreira, mas deu a volta. Começou a ganhar-se uma equipa? Não sei mas em breve saberemos...

O Sporting ganhou finalmente no campeonato. Ufa! Foi preciso esperar quatro jogos e não foi nada fácil: estivemos a perder por 2-0 até aos 76 minutos, mas uma ponta final em grande plano - depois da justa expulsão do pacence Nuno Santos - valeu uma vitória importantísima para nós a todos os níveis. Se o Sporting necessitava de tranquilidade, cedo percebeu que não a ia ter. Então não é que já estava a perder por 1-0 aos 4 minutos? E mais uma vez com um erro de arbitragem. Paulo Baptista interpretou (mal) que Rodríguez atrasou para Rui Patrício, que agarrou a bola. Pode defender-se que o guarda-redes tinha tempo para não agarrar a bola, mas isso é o mesmo que dizer a um condutor que está a cumprir o limite de velocidade para andar ainda mais devagar, de modo a não correr o risco de ser punido...
Mitchel detonou uma "bomba" no livre indireto e a cena converteu-se em golo. Logo a seguir, o mesmo Mitchel esteve quase a fazer o 2-0, mas valeu Rui Patrício. O Sporting não se foi abaixo e partiu para a sua melhor fase, com boas jogadas e futebol a toda a largura do terreno, utilizando preferencialmente o flanco direito, com Pereirinha e João Pereira em grande plano. Mas o golo não surgiu até ao intervalo. A bola chegou até a beijar a barra da baliza de Cássio, na sequência de um livre direto de Schaars.
No recomeço, Izmailov surgiu no lugar de Schaars. Valha a verdade que o nosso russo pouco trouxe, apesar de ter sido ele a começar a reviravolta. Antes, o 2-0 para o Paços, aos 56'! Um golo em que Michel cabeceou com toda a tranquilidade, com Rodríguez com um erro infantil de marcação. Domingos Paciência tinha acabado de colocar Rubio no lugar de Pereirinha e já estava a perder por dois golos de diferença... Os adeptos leoninos na Mata Real começaram a gritar que a equipa que eles apoiam é uma vergonha, quando o jogo deu uma volta de 180º graus, literalmente.
Tudo começou na expulsão de Nuno Santos, aos 76'. Um segundo amarelo justo, depois de falta dura sobre Rubio. E num ápice, o Sporting marcou não um, nem dois, mas três golos, por Izmailov, Elias e Van Wolfswinkel. O primeiro no meio de uma confusão Izma conseguiu enfiar a bola na gaveta. O segundo uma assistência primorosa de Rinaudo a isolar Elias que marcou na sua estreia. E o terceiro, um golo á ponta de lança de Ricky Van Wolfswinkel.
Até ao final, o Sporting controlou o jogo sem grandes problemas. E respira finalmente um pouco de alívio... Quanto aos reforços, Elias mostrou que quando estiver mais bem integrado vai ser reforço de peso. Insua, que deverá sentar Evaldo,  mostrou qualidade a defender e a atacar (fez a assistência para o terceiro golo) e Van Wolfswinkel marcou "à ponta de lança", num remate de primeira.
+ Positivo
Elias - O que mais se pode querer na estreia pelo novo clube??! Claro, o golo! Elias esteve muito bem, embora discreto na primeira parte. Nota.se que dá mais velocidade ao meio campo e sabe aparecer em terrenos mais avançados, e hoje vimos isso.
Onyewu - Num terreno dificil onde a capacidade fisica conta muito, Domingos fez bem em colocar o americano. Sabe o que faz, não inventa e é importante nos lances de bola parada. Não é o patrão ansiado pelos sportinguistas, mas será útil.
Insúa - Como já disse no texto acima, deverá sentar Evaldo caso não dê alguma na cabecinha de Domingos. Bom a defender e também bom a atacar, é um lateral que joga pelo certo. Pode não arriscar muito em arrancadas, mas conclui quase sempre as suas intenções. Uma assistência na estreia!
Wolfswinkel - Gostei muito da sua entrada em jogo. Mostrou vontade e convicção, o que faltava a Bojinov. E depois abrilhantou a sua exibição com um golo á ponta de lança, como á muito não se via de um avançado nosso. O holandês precisa de mais momentos destes para aumentar a sua confiança.
- Negativo
Rodriguez - Desgarrado, lento, incerto, distante do que tem obrigação de fazer. Talvez sejam os problemas musculares que o impedem de colocar tudo em campo. Mas o que é certo foi que o peruano não esteve all right esta noite.

Sem comentários: