quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Rugido europeu na Suíça


O Sporting iniciou da melhor forma a sua caminhada na fase de grupos da Liga Europa. Vitória sobre o Zurique por 2-0. Carrillo foi a grande novidade no nosso onze, jogando a titular; Izmailov nem no banco de suplentes se sentou. Insúa manteve a titularidade e justificou plenamente a opção de Domingos. Capel, Wolfswinkel e Carrillo formaram o trio da frente.
Logo aos três minutos o Sporting começou a avisar que viajou até à Suíça para vencer: livre Schaars do lado direito para um cabeceamento oportuno de Insúa, que inaugurou o marcador bem cedo. À passagem do quarto de hora quase todos nós tivémos uma sensação de déjà vu quando Onyewu, apertado por Chikhaoui, tocou a bola para trás e Rui Patrício agarrou. O árbitro entendeu que foi atraso do norte-americano e assinalou livre indireto. Em Paços de Ferreira, a bola entrou, desta vez Rodríguez (do Zurique) enviou a bola ao poste. Rui Patricio deve aprender com os erros, e Domingos devia treinar este tipo de situações pois a repetirem-se podem causar dissabores. Schaars marcou novo livre aos 18 minutos para defesa pouco segura de Leoni e, na recarga, Capel tentou com o pé direito, mas o guardião dos suíços voltou a negar o golo.
Insúa esteve novamente em destaque no segundo golo. Apareceu outra vez no lado esquerdo do ataque, numa grande jogada com Capel, fez um cruzamento rasteiro e Van Wolfswinkel encostou, á ponta de lança, já na pequena área. Decorria o minuto 30' e o Sporting voltou a criar perigo pelo lado esquerdo, que funcionou muito bem durante a primeira parte. Capel correu para o meio, isolou João Pereira do lado direito, mas Leoni antecipou-se ao "capitão". 
No segundo tempo o Sporting não apresentou a mesma agressividade da primeira parte e raramente criou perigo. Os suíços aproveitaram e começaram a crescer no encontro e ao minuto 56´ Mehmedi rematou ao poste. Aos 76, o Zurique teve nova oportunidade num livre á entrada da área e, mais uma vez, enviou a bola ao ferro, desta vez á barra.
A primeira jogada perigosa do Sporting no segundo tempo surgiu a dez minutos do final, quando Rinaudo - para mim, um dos melhores em campo - lançou Rubio, que à entrada área rematou rasteiro e a bola passou a centímetros do poste. E num final um pouco atribulado, vencemos e entrámos de pé direito na Europa. Lider do grupo (Lazio e Vaslui empataram), o Sporting dá outro rugido contra a crise.
+ Positivo
Emiliano Insúa - Mais uma exibição muito positiva deste rapaz. Foi o homem chave para a vitória com um golo e uma assistência. Insúa começa a valer pontos e a demonstrar porque foi contratado.
Rinaudo - Na minha opinião, o melhor em campo. Agressivo com e bola e sem ela, foram providenciais os seus cortes e a sua construção de jogo. Dos poucos a manter a regularidade...
Onyewu - Depois de quase "crucificado" na pré-época, Oguchi está a calar muitas bocas criticas. Imperial nas bolas altas, o americano quase que ofusca o parceiro Rodriguez.
Van Wolfswinkel - 2 jogos, 2 golos. Ricky tem mostrado grande instinto e no regresso á competição onde marcou 8 a época passada, o "Lobo" não decepcionou.
- Negativo
Rui Patricío - Outro erro nos atrasos no segundo jogo consecutivo. Como disse no texto acima, Rui Patricío deve aprender com estes erros, e Domingos Paciência deveria treinar estas situações para que não se voltem a repetir. Hoje foi no ferro,... mas Sábado foi golo...
Pereirinha - Um pouco apagado e inconsequente. Desta vez a dulpa das pereiras não funcionou...

1 comentário:

Anónimo disse...

Hoje ficou mais uma vez comprovado que o grande SPORTING é um grande CLUBE, até nos juniores mandou 6 batatas. Parabens SPORTING e continua na senda das vitórias que os socios e adeptos agradecem. MUITO OBRIGADO SPOOOOOOOOOORTING, é disto que eu gosto. Continuem a engrandecer o SPORTING