quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Caixinha de Memórias



Peter Schmeichel nasceu a 18 de Novembro de 1963, em Gladsaxe (Dinamarca), tendo sido eleito o melhor guarda-redes do Mundo em 1992, 1993, 1997 e 1999.
Qual o melhor guarda-redes do Mundo?! A discussão é interminável e apresenta vários critérios, mas Peter Schmeichel será sempre um dos nomeados. Com uma compleição física invejável (1,93 metros), começou bem cedo a justificar o apelido que recebera de ‘The Great Dane’ (O Grande Dinamarquês). Ganhou inúmeros títulos, mas para sempre ficarão na memória dos amantes do futebol as suas defesas elásticas e inacreditáveis.
Filho de uma dinamarquesa e um polaco, Peter Schmeichel celebrizou-se como guarda-redes do Manchester United, entre 1991 e 1999. Após duas décadas de decadência, o clube inglês reergueu-se e tornou-se num dos mais vitoriosos do planeta: o Man Utd não ganhava o campeonato inglês desde 1967, ainda nos tempos áureos de George Best, Bobby Charlton e Denis Law.
Na selecção nacional, o guardião esteve no momento mais expressivo da Dinamarca: conquista do Campeonato da Europa, em 1992 (a selecção não estava, sequer, apurada para a fase final mas a FIFA repescou-a, devido à guerra na Jugoslávia). É, também, o jogador dinamarquês que mais vezes actuou pela selecção, num total de 129 internacionalizações.
Após várias conquistas em Inglaterra, a vitória épica na final da Liga dos Campeões em 1999 (2-1 sobre o Bayern de Munique) marcou a sua despedida do Manchester United. Schmeichel já tinha acertado a sua transferência para o Sporting, facto que inquietou o mundo do futebol.
Peter Schmeichel chegou, viu e venceu: foi o baluarte da equipa que quebrou o jejum de 18 anos sem ganhar o Campeonato Nacional, tendo actuado 28 das 34 partidas. Chegado a Alvalade com 36 anos, surpreendeu tudo e todos pela excelente forma física e pela elevadíssima dedicação ao treino. Com uma envergadura imponente nas balizas, polémico no modo como orientava a defesa, a sua presença contribuiu com um interesse acrescido para o espectáculo que foi o regresso leonino aos títulos nacionais em 1999/2000.
Curriculum:   Nome: Peter Boleslaw Schmeichel
   Local de Nascimento: Gladsaxe (Dinamarca)
   Data de Nascimento: 18 de Novembro de 1963
   Início de Carreira no Sporting: 1999
   Internacionalizações: 129
   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
           1 Campeonato Nacional
           1 Supertaça "Cândido de Oliveira"

2 comentários:

Héber disse...

Uma Lenda!

Anónimo disse...

Um dos melhores keepers que passou no nosso clube...

SL