quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Que táctica para 2011/2012?



A chegada de Jeffrén terá deixado na cabeça dos Sportinguistas uma série de dúvidas relativamente ao sistema táctico que Domingos vai utilizar em 2011/2012. Até aqui o sistema maioritariamente utilizado tem sido o 4-1-3-2, tendo-se vislumbrado na parte final dos jogos contra Juventus e Valência uns esboços de 4-3-3. A composição do plantel, muito pelas novas contratações leva os adeptos a ansiar pelo 4-3-3 em que, ao contrário do 4-1-3-2, Matias Fernandez encaixa como uma luva, utilizando como argumento o facto do chileno ainda não estar a trabalhar a 100% e a escassez de opções para as alas, como a principal razão para não se ter começado a preparação pelo sistema alternativo 4-1-3-2. Tive algumas dúvidas em relação a isso, mas nesta altura não posso estar mais de acordo, e o 4-3-3 parece claramente o sistema que mais partido tira da qualidade dos nossos jogadores.


Dito isto, deixo aqui a minha sugestão para o que gostava de ver este fim-de-semana nos jogos do Ramon Carranza:



























Dando também alguns minutos ao Jeffrén e ao Ilori, e eventualmente ao Tiago.


Comentário: Optando por este sistema, com o regresso de Matias Fernandez e Bojinov à competição Domingos ficará certamente com algumas boas dores de cabeça se os quiser encaixar no 11, pois seria obrigado deixar no banco de suplentes elementos como Izmailov, Jeffrén, Capel ou mesmo Wolfswinkel. A concorrência por um lugar no 11 será um dos pontos mais positivos deste Sporting em comparação com o da época passada, em que ao olhar para o banco não víamos soluções válidas para mudar o rumo dos jogos. A defesa embora seja o sector na minha opinião mais desguarnecido terá também alguma concorrência, sendo para já Rui Patrício e João Pereira os únicos com lugar cativo no 11.




Se a opção para os jogos deste fim-de-semana recair na alternativa 4-1-3-2 então optaria por dispor a equipa assim:



























Comentário:
 Esta opção táctica parece-me menos "lucrativa" no que toca à exploração do potencial do plantel, uma vez que tendo todo o plantel disponível, deixará de fora mais "criatividade" do que a anterior, assim como não permitirá que jogadores como Jeffrén e Capel brilhem tanto pois para além de poderem arriscar menos, teriam mais obrigações a nível defensivo. Contudo esta não deixa ser uma solução interessante para alguns jogos em casa contra equipas mais fechadas, em que necessitemos de recorrer a dois pontas-de-lança para ter mais presença na área contrária.


Depois do derradeiro teste deste fim-de-semana ficaremos certamente com uma melhor ideia do que será o Sporting 2011/2012, mas podemos ir já olhando para o futuro com outra esperança nos olhos - temos equipa!


CR

6 comentários:

Anónimo disse...

Falas do Jeffren mas não entra em nenhum dos teus 11!!! E Yannick quase em todos... Não concordo contigo em nenhum dos teus 11, sorry. Mas concordo que este ano há varias possibilidades para discutir e isso é muito possitivo.
O que te parece?

Rui
J. Pereira Onyewu Rodriguez Evaldo
Rinaudo Scharrs
Jeffren Matias Capel
Ricky

Um 11 que gostaria ver jogar para analisar os reforços:

Rui
Arias Ilory Rodrigues Turan
Rinaudo Scharrs
Carrillo Jeffren Capel
Ricky

Cumprimentos

CR4 disse...

Estes 11's é só a pensar nos jogos deste fim-de-semana, o Jeffrén só treinou hoje de manhã com o resto do plantel, só deve jogar alguns minutos (tal como aconteceu com o Capel contra o Valência). O mesmo para o Matías e para o Bojinov que estão lesionados e não contam para estes jogos.

CR4 disse...

Obviamente durante a época espero que o Jéffren e o Matias sejam titulares e que o Yannick sente o cu no moxo.

Vasco99 disse...

acho que o anonimo nº 1 a comentar tem toda a razao punha o onze exatamente como ele pôs para min e pelos vistos tambem para ele e o melhor onze

Héber disse...

Yannick que se sente, tal como o Evaldo...

Anónimo disse...

Concordo perfeitamente

Evaldo não faz parte da equipa parece que nao está nem concentrado nem mentalizado quando está a jogar.

Evaldo banco
Yannick acho que é um bom jogador e por isso nao acho que mereça estar no banco.

Em relação aos jogos que o sporting tem feito acho que teem sido uns belos jogos excepto frente ao valencia mas era um jogo de apresentação