quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Caixinha de Memórias

Hoje volto com a rubrica "Caixinha de Memórias", com um dos melhores futebolistas que passaram pelo nosso clube. Krassimir Balakov nasceu em Trnovo, na Bulgária, a 29 de Março de 1966.  


Chegou a Alvalade no princípio dos anos 90 como um promissor jogador da Bulgária, país de leste que começava a ganhar fama pela qualidade dos futebolistas que exportava. Balakov foi um dos melhores médios ofensivos que passaram pelo futebol português. Este búlgaro que marca uma fase no Sporting tornou-se eterno ao fim de cinco temporadas de verde-e-branco, fundamentalmente pela qualidade superior do seu futebol divino, pela elegância que pautou a sua conduta fora dos relvados e pela empatia criada com os adeptos.
A 12 de Janeiro de 1991 teve a sua estreia, diante do Penafiel, com triunfo leonino por 2-0 (bis de Fernando Gomes). Entrou ao intervalo da partida para o lugar do brasileiro Careca, quando o resultado ainda estava inalterado. O treinador da equipa era Marinho Peres.
Nas cinco épocas que envergou a camisola verde-e-branca, o médio oriundo do Etar Veliko Tarnovo, evoluiu de forma incrível, tornando-se o grande patrão de uma das melhores equipas da história do Sporting Clube de Portugal, na qual se destacava também Luís Figo.
Realizou 168 jogos e marcou 59 golos, alguns deles apenas ao alcance de um predestinado como aquele chapéu feito em pleno Estádio da Luz, ao belga Preud’Homme.
A forma como se notabilizou e aperfeiçoou, reforçada pela brilhante passagem pelo Mundial de 1994, realizado nos Estados Unidos, em que atingiu as meias-finais, fez com que este excepcional esquerdino notável criador de situações de golo tivesse, forçosamente, que mudar de paragens. A conquista da Taça de Portugal de 1995, na qual o Marítimo foi derrotado na final por 2-0 (com golos do seu compatriota Iordanov) marcou a sua despedida com a camisola leonina. 
Seguiu-se o Estugarda, onde foi considerado em várias épocas o melhor médio a competir no exigente campeonato alemão e que levou o Estugarda a patamares nunca antes atingidos nas provas europeias.  Abandonou a carreira de futebolista em 2005, tendo abraçado de seguida a carreira de treinador (com passagens já pelos clubes suíços do Grasshoppers e St. Gallen).
Curriculum:
   Nome: Krassimir Genichev Balakov
   Local de Nascimento: Trnovo (Bulgária)
   Data de Nascimento: 29 de Março de 1966
   Início de Carreira no Sporting: 1991
   Internacionalizações: 92 (Bulgária)
   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
           1 Taça de Portugal

Sem comentários: