sábado, 23 de julho de 2011

Lição na Vecchia Signora


O Sporting venceu a Juventus por 2-1 no seu teste mais complicado até ao momento e voltou a mostrar que está no bom caminho. A forte formação italiana foi completamente dominada durante a primeira parte e houve períodos da nossa equipa com momentos de muito bom futebol. 
A Juventus dispôs da primeira oportunidade de golo, com Krasic (jogador que criou mais perigo) a beneficiar de muito espaço, mas a rematar ao lado. Os italianos começaram melhor, mas a sua superioridade durou...cinco minutos. Desde essa altura e até ao intervalo, só deu Sporting! O leão utilizava preferencialmente o flanco direito, com João Pereira a ser um autêntico extremo, combinando muito bem com Pereirinha. Só faltava a ambos acertar nos cruzamentos... O Sporting tinha muita posse de bola e dominava totalmente as operações, com a pressão alta que já é a sua imagem de marca. A meio-campo, a dupla Rinaudo-Schaars voltou a impor a sua lei: o argentino fortíssimo nos duelos individuais e o holandês muito bem a construir. A defesa leonina esteve sempre muito subida, o que por vezes criou alguns problemas, devido aos muitos lançamentos longos da Juventus. Isto porque Evaldo, Carriço e Onyewu não têm propriamente na velocidade a sua principal qualidade, mas apesar de tudo deu sempre em foras de jogo para os italianos. Postiga esteve muito perto do golo aos 12', através de um remate de fora da área defendido por Buffon. Mas na sequência do pontapé de canto, Yannick inaugurou o marcador, após assistência de cabeça de Onyewu. O 2-0 esteve muito perto aos 29', num canto direto de Schaars que bateu na barra. Mas não foi preciso esperar muito para ver aumentada a vantagem. Yannick passou por vários adversários e rematou de fora da área, sem hipóteses para Buffon. 
Domingos Paciência fez apenas uma alteração no recomeço, com Marcelo Boeck a substituir Rui Patrício. A partida manteve-se na mesma toada e aos 51' Postiga e Schaars estiveram perto do 3-0. O leão mantinha o mesmo ritmo alto, não acusando o esforço em demasia, apesar dos escassos 19 dias que tem de trabalho. A partir da hora de jogo, a Juventus equilibrou as operações e Luca Toni viu um golo ser-lhe (bem) anulado por fora de jogo.
Aos 67' Domingos Paciência operou três alterações, com André Martins, André Santos e Rubio a renderem Pereirinha, Postiga e Van Wolfswinkel. A equipa passou a apresentar-se em 4.1.4.1, com Yannick a passar para o lado direito do meio-campo e Schaars para a esquerda. Tantas mudanças quebraram naturalmente o ritmo. E a qualidade de jogo não poderia naturalmente ser a mesma, pois a falta de opções a meio-campo nesta altura (faltaram Luís Aguiar, Matías Fernández, Capel e Carrillo) "obrigou" Domingos a colocar três médios defensivos ao mesmo tempo (Rinaudo, André Santos e André Martins) e Schaars na esquerda, posição que claramente não é a sua. A 15 minutos do final, Luca Toni teve entrada bárbara sobre Rinaudo, punida apenas com cartão amarelo. O avançado italiano devia estar com mau perder...
Até que apareceu em jogo Del Piero. Está velho? Pois, mas a classe pura continua naquele pé direito. O avançado italiano reduziu a desvantagem da sua equipa, executando fantástico chapéu a Marcelo Boeck. Até ao final, a Juventus criou perigo em mais uma situação, mas Marcelo desviou bem para canto. O empate seria uma tremenda injustiça para este Sporting que faz crescer a água na boca!
+ Positivo
Rinaudo - Pode tornar-se no pequeno grande patrão do nosso meio campo defensivo. Esteve excelente, cortou jogadas de ataque, excelentes combinações com Schaars e fantásticas variações de flanco, muito úteis no estilo de jogo actual do Sporting. Faz lembrar Duscher!
Schaars - Holandês cheio de classe. Certinho no passe, eximío nas bolas paradas só nos ultimos 15 minutos acusou algum cansaço.
Onyewu - Temos central! Estreia a titular e conta já com uma assistência para golo. Vê-se que as suas armas são o cabeceio, força fisica e o timing de corte. Não facilitou com os italianos!
Yannick - O homem do jogo pelos golos que marcou. Não deverá ser o titular durante a época, mas com concorrência acrescida vai ter de se aplicar. Mostrou neste jogo que marca golos decisivos e é opção válida a ter em conta.


- Negativo
Polga - Entrou e acusou alguns erros. Principalmente no lance do golo de Del Piero, onde apesar de parecer estar em fora de jogo, Polga falha na marcação a um jogador muito perigoso.

Sem comentários: