sábado, 9 de julho de 2011

Caixinha de Memórias


Vítor Manuel Afonso Damas Oliveira nasceu a 8 de Outubro de 1947, em Lisboa.
Chegou ao Sporting aos 14 anos, trazido por um vizinho que jogava ténis de mesa. Ele queria ser avançado, tal como Vasques e Travassos, os seus ídolos de infância! Curiosamente, o seu primeiro treinador (na categoria de principiantes) foi o próprio José Travassos: os treinos ocorriam a seguir aos jogos da equipa de reservas – e então dezenas de Sócios deixavam-se ficar ali, só para ver Damas o ‘miúdo de borracha’ que já então começava a ganhar nome. ‘Não posso mais, senhor Zé’, dizia ele ao treinador, Travassos, que o enchia de remates durante treinos inteiros.
Era elegante, valente, eficaz e os seus enormes reflexos, misturados com a extraordinária elasticidade, permitiam-lhe muitas vezes ‘aparecer do nada’ como um relâmpago, surpreendendo os avançados que já festejavam o golo. O próprio Eusébio afirmou: ‘Foi o melhor guarda-redes que alguma vez defrontei’. Estreou-se, em 1966, na equipa principal com apenas 19 anos.
Entre 1975 e 1980 jogou em Espanha no Racing de Santander, onde se tornou ídolo absoluto. Quando regressou a Portugal foi jogar no Vitória de Guimarães, onde Pedroto conseguiu, finalmente, trabalhar com o guarda-redes dos seus sonhos: ‘As pessoas já me consideravam velho com 32 anos, mas mais nove haveria de jogar. Só me posso arrepender de não ter entrado em Portugal directamente para Alvalade’.
Voltou ao Sporting Clube de Portugal como o filho pródigo, mas não conseguiu concretizar o grande sonho de ser novamente Campeão Nacional.
Em 1984 esteve no Europeu de França (onde Portugal ficou em 3º lugar) e dois anos depois, despediu-se da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo realizado no México. Entre a primeira e a sua última internacionalização decorreram 17 anos, um recorde ainda por bater.
Quando aos 41 anos abandonou a carreira, a sua contribuição ao Sporting ainda não tinha esgotado: foi treinador de guarda-redes do plantel sénior até 1999, treinador principal do clube-satélite Lourinhanense e ainda da equipa B dos leões em 2001. Vítor Damas foi um atleta prodigioso e aquele que mais envergou a camisola leonina: 743 vezes, um recorde difícil de igualar.
Faleceu antes de completar 56 anos (a 13 de Setembro de 2003), vítima de doença prolongada que lhe deu tempo ainda para uma última homenagem, no novíssimo Estádio José Alvalade.
Curriculum:   Nome: Vítor Manuel Afonso Damas de Oliveira
   Local de Nascimento: Lisboa
   Data de Nascimento: 8 de Outubro de 1947
   Início de Carreira no Sporting: 1961
   Internacionalizações: 29
   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
           2 Campeonatos Nacionais
           3 Taças de Portugal

Sem comentários: