segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Vergonha vs 5L3

Os lampiões entraram melhor no jogo, explorando sobretudo o seu flanco esquerdo, com Fábio Coentrão e, sobretudo, Gaitán, a aproveitarem os espaços que lhe eram concedidos pela nossa defensiva. Criando muito perigo perante uma linha recuada cheia de novidades (Polga e Torsiglieri no meio, Grimi na esquerda), o Benfica via o Sporting tentar responder em lances rápidos mas inconsequentes. A vantagem vermelha chegaria logo aos 15 minutos, no seguimento de um pontapé de baliza cobrado por Rui Patrício. Gaitán subiu pela esquerda, centrou tenso para o centro da área, Pedro Mendes não completou o corte e a bola acabaria nos pés de Salvio, que se antecipou a Grimi e empurrou para o fundo da baliza. O Sporting nunca agarrou completamente o jogo. Apesar de conseguir, por várias vezes, responder com contra-ataques às iniciativas encarnadas, quer Yannick quer Cristiano acabavam por perder a bola. Hélder Postiga parecia muito sozinho na frente e Matías Fernandez via os seus excelentes rasgos no meio a perderem-se em faltas da defesa das águias. Nas duas vezes que a equipa de Alvalade conseguiu chegar com mais perigo à área do Benfica, a jogada acabou interrompida por fora-de-jogo de Hélder Postiga. Primeiro numa iniciativa individual de João Pereira, quando Postiga nem tocou na bola, mas estorvou a acção de Coentrão, e depois num slalom de Matías, com o avançado leão a dar um toque subtil que permitiu que o chileno empurrasse para a baliza, já sem efeito. Em fins da 1ª parte um dos cabeçudos dos vermelhos é expulso. Mas nem em superioridade conseguimos empatar....  A melhor oportunidade surgiu aos 53 minutos, quando a bola sobrou para Matías, depois de Cristiano e Jardel terem chocado, com o chileno a conseguir livrar-se da marcação de dois defesas, mas a proporcionar a defesa a Roberto. No ressalto, Yannick acabou por atirar ao lado.
Depois de um livre marcado por Carlos Martins, Javi Garcia colocou a bola em Maxi Pereira, com o uruguaio a centrar para a zona da grande penalidade, onde Gaitán desferiu um potente remate, acabando nas redes leoninas, depois de ter tabelado em Polga.

Destaques:
Matías - esteve nos melhores momentos do Sporting, mesmo que a equipa tenha preferido, quase sempre, os passes longos para chegar ao ataque. Com a bola nos pés, o chileno rasgou por três vezes a defesa encarnada e esteve mesmo muito perto de marcar. Num dia em que o Sporting consiga organizar as suas tropas, com um plantel de jeito ,Matías poderá muito bem ser o craque. 
Postiga - Talvez o único que entrou de alma inteira no «derby», embora sem ter bola para golo. Desde logo, começou a dar trabalho aos cabeçudos. É certo que não venceu todas as batalhas, mas esteve nelas como um corajoso peão de ataque, na linha da frente. Tentou ser o farol da equipa, guiá-la, sobretudo através de combinações com os colegas. Teve uma das grandes ocasiões do Sporting, quando aos 58 minutos cabeceou ao lado, após cruzamento de João Pereira.