sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Que rumo...

Posto aqui um texto que achei pertinente e pretendo divulgar-vos.


A eventual saída de Liedson do Sporting pode ter duas leituras: ou o que resta da estrutura da SAD atira a toalha ao chão em termos desportivos - e prefere contar mais uns tostões - ou está em marcha um profundo plano de reestruturação do futebol leonino.

Se se trata da segunda opção é no mínimo estranho que tal ocorra quando há um processo pré-eleitoral em curso. Torna-se portanto mais provável tratar-se da primeira. Em termos estritamente económico-financeiros pode ser uma boa operação. No maravilhoso mundo dos balanços, balancetes, activos e passivos se o Corinthians ou qualquer outro clube oferece uma quantia razoável por um jogador de 33 anos isso é negócio. Bom.

Em termos desportivos pode ser desastroso. Mesmo sem render, esta época, um terço do que pode e sempre rendeu, Liedson continua a ser dos melhores jogadores da equipa. Em termos absolutos é mesmo o melhor. No momento actual marca pouco mas ainda faz jogar muito. E impede muitos adversários de jogarem. Além disso o 31 é uma das maiores referências do Sporting dos últimos anos. Moutinho e Veloso já se foram. Izmailov está escondido. Entre as caras que os miúdos conhecem e reconhecem imediatamente como símbolos do Sporting restam Polga, Patrício, talvez Carriço e... Liedson. Para um clube que está progressivamente a descaracterizar-se e a perder implementação, deixar sair a principal figura não é o melhor caminho. Claro que os responsáveis do Sporting têm obrigação de pensar num substituto para Liedson, que não vai durar sempre. Mas seria mais confortável fazê-lo enquanto ele fosse marcando uns golos e jogando o que sabe durante mais dois anos.

Se tivesse 22 anos e valesse os milhões de Hulk haveria de chegar-se ao ponto do irrecusável. Assim, será apenas um bom negócio conjuntural. Veremos as consequências estruturais. Se aparecer outro desconhecido como Liedson num carrinho de supermercado será positivo. Se continuarem a chegar a Alvalade pontas-de-lança como os destes últimos oito anos será negativo. Simples.



In MaisFutebol

Sem comentários: