terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Olheiro





Victor Moses nasceu em Kaduna, Nigéria, no dia 12 de Dezembro de 1990. Depois de os seus pais serem assassinados, tinha então 11 anos, Moses mudou-se para Inglaterra.  O Crystal Palace, impressionado com as qualidades do jovem Moses, providenciou que ele mudasse para uma escola privada, onde iria ter melhores condições para poder evoluir e melhorar o seu futebol.
Com bastantes golos apontados, o próximo passo da afirmação de Victor Moses, dá-se nas selecções jovens inglesas, onde é chamado pela primeira vez no escalão de sub-16. Em sub-17, integra a comitiva inglesa que participou no Campeonato da Europa da categoria, na Bélgica. Corria o ano de 2007, e Moses ajudou a selecção inglesa a chegar à final do torneio, ao apontar 3 golos, perdendo frente à Espanha de Bojan. Mesmo assim, Moses venceu a Bota de Ouro da competição. No mesmo ano, também foi convocado para o Campeonato do Mundo Sub-17, na Coreia do Sul. Moses foi o melhor marcador da selecção inglesa, com 3 golos na fase de grupos, mas uma lesão impediu-o de continuar no torneio, ficando a Inglaterra pelos quartos-de-final.
Simultaneamente a todo este trajecto nos escalões jovens de Inglaterra, Victor Moses ia-se afirmando no seu clube, o Crystal Palace. Na época 2007/08, com apenas 16 anos, estreia-se na equipa sénior, e na mesma temporada já tinha marcado ao serviço da equipa principal. Actualmente joga ao serviço do Wigan e conta com 2 golos esta época.
Moses é um jogador que pode fazer todas as posições da frente de ataque, sentindo-se melhor quando actua como extremo direito ou avançado. Apesar de aparentar ser frágil fisicamente (178 cm), consegue aguentar o choque, o que é bastante útil no futebol britânico, e aliar a sua força com uma técnica invejável.
            

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem bom este Moses... e é jovem!