sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

RIP grande leão Mário

Faleceu Mário Ferreira da Cunha Rosa, 98 anos, sócio n.º 26 do Sporting Clube de Portugal, em consequência de uma bronco-pneumonia.
Praticante de atletismo de 1933 a 1942, campeão regional e nacional de juniores nos 60 e 80 metros, e de seniores nos 100, 200,4x100 e 4x200 metros, foi igualmente campeão de ginástica de grupo e praticante de ginástica aplicada.
Acabada a carreira como atleta, iniciou a sua carreira de dirigente, como capitão da secção de atletismo, a que se seguiram as de director da secção de ginástica e secretário adjunto da direcção de 1946 a 1949, membro do Conselho Geral desde a sua fundação em 1948, até 1965. Foi ainda presidente da Comissão da Sede, Campo e Propaganda, em 1954, e de várias comissões de aniversários, nomeadamente as dos 75 e 80 anos do Sporting.
Distinguido como Sócio de Mérito, em 1960, foi membro fundador do Grupo Stromp, em 1962, do qual foi presidente em 1969, e membro da Comissão Directiva por 10 vezes.
Recordava muitas vezes, que como dirigente vivera três momentos inesquecíveis: ter trazido para o Sporting o Prof. Reis Pinto, ter o Prof. Moniz Pereira assinado o primeiro contrato com o clube quando ele era o director do Atletismo, e o massagista Manuel Marques, "o homem das mãos de ouro", que era enfermeiro da CP.
Membro do Conselho Leonino desde 1965, era dos mais assíduos às reuniões, bem como às do Grupo Stromp.
Até Outubro passado, marcou sempre presença em todos os jogos que o Sporting disputou no Estádio José Alvalade, constituindo um exemplo ímpar de sportinguismo, uma vida dedicada ao Clube, que o pai o ensinou a amar, sentimento que ele tão bem soube transmitir a seus filhos, netos e bisnetos.
À família enlutada, em especial a seu irmão Artur da Cunha Rosa, sócio n.º30 e antigo director do Jornal Sporting, apresentamos sentidas condolências.
O corpo estará a partir das 16 horas de sexta-feira na Igreja de S.João de Deus (à Praça de Londres).
No sábado às 10 horas será celebrada missa de corpo presente, seguindo o funeral para o cemitério do Alto S. João.

1 comentário:

Anónimo disse...

Rip Descansa em paz